quarta-feira, abril 15, 2015

Informação e conhecimento

Com a abundância de informação que hoje acessamos corremos o risco de confundi-la com conhecimento, o fizemos com frequência. 

Conhecimento é a organização criteriosa da informação, requer verificação de fonte, qualidade hermenêutica/teórica de análise.

Conhecimento é fruto de trabalho acurado de sistematização da informação, é mais demorado e contínuo.

A pressa e a preguiça nos levam a crer e não a compreender. Nos levam a reproduzir sofismas empolgados. 

Ter a informação como base do nosso entendimento é assumir o risco de ser pensado por quem produz a informação na sociedade, no caso brasileiro, poucas famílias. 

A inteligência não é uma qualidade inata, mas um exercício regular de interligação, de associação de ideias, fenômenos e notícias. 

Informação é uma das matérias primas do conhecimento, se pautar em  informação isolada sem conhecer determinado tema e tirar conclusões apressadas, ou ainda, defender apaixonadamente ponto de vista assim concebido, é arriscado.

O esforço intelectual que produz conhecimento não é banal ou fruto de inspiração, é cotidiano, requer tempo e condições favoráveis. 

A confusão entre informação e conhecimento pode nos fazer crer, por exemplo, que terceirização é modernização, que redução da maioridade penal é combate ao crime, que educação e saúde são gastos e não investimentos, logo passíveis de cortes etc...

Gregório Grisa

Nenhum comentário: