sexta-feira, junho 13, 2014

A copa e o x da questão



O texto que compartilho traduz o por que tenho dito que o x da questão econômica do país não está nos gastos da copa. É fundamental que se instrumentalize a crítica para fazê-la. As contradições sociais que gritam no país não foram produzidas pela copa, mas encontram durante a copa grande oportunidade de visibilidade.

A copa em si e o impacto social negativo que ela provocou (remoções, fortalecimento da especulação imobiliária, submissão econômica e política a FIFA, etc...) também devem ser razão de denúncia e os atingidos tem de ser respeitados e ressarcidos. Porém, há diferenciações a serem feitas e acho que esse breve artigo nos ajuda a entender quais são.

Penso que durante a copa os protestos serão protagonizados mais pela violência, muito em função da postura da polícia e, em menor escala, também pelo retorno de um perfil de manifestante que adota a estratégia do enfrentamento mais direto.

Apesar de pensar assim, tem todo meu apoio aqueles que forem as ruas para fazer suas denúncias programática e sérias, bem como as categorias de trabalhadores que estão reivindicando dignidade e melhores condições com estratégias autonomamente constituídas.

A copa está aí, não vejo só aspectos negativos nela, eles são muitos, mas não confundamos o que é celeuma do evento em si com os do país como um todo. Há retornos positivos, materiais e culturais, que não são mensuráveis e que só um preconceito muito raivoso pode nos impedir de perceber.


Segue link do artigo referido:  Brasil gasta quase um Itaquerão por dia com juros da dívida pública


Nenhum comentário: