sexta-feira, junho 28, 2013

Vandalismo

A título de curiosidade.

VANDALISMO vem do Latim Vandalus, nome dado ao grupo germânico que afrontou e saqueou Roma em 455, sob a chefia de Genserico. A eles é atribuída a generalizada falta de narizes das belas estátuas que lá estavam e representavam o poder do império romano.

Este grupos não parecem ter sido numerosos; ainda assim, tomaram algumas províncias romanas com grande rapidez e, depois de instalados, não encontraram grandes resistências por parte das populações nativas, fato que se relaciona com as condições sociais da conjuntura de crise que antecedeu a conhecida "Queda do Império Romano do Ocidente". 

Os vândalos iniciaram e foram definitivos para a derrubada de um dos maiores impérios de todos os tempos, ocuparam e se estabeleceram na atual Andaluzia, sul da Espanha. Essa região era conhecida nesse período de transição da Antiguidade para Idade Média como "Regnum vandalorum". 

Não confundam essa retomada histórica e etimológica com algum tipo de justificativa para atos de violência. Ainda mais contra moradores, carros, casas o que não tem nenhum sentido político ou simbólico.

Mas que é interessante saber as raízes das palavras com que estamos trabalhando, isso é. 


Nenhum comentário: