quarta-feira, março 13, 2013

Para entender o caso Feliciano

Para quem não está entendendo o grande apelo na internet pela retirada do pastor e deputado Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal:
Temos algo para aprender e entender!
O que está ocorrendo vem sendo pensado há mais de um ano, uma clara aliança entre a bancada ruralista e a bancada evangélica. Blairo Maggi, um dos maiores produtores de Soja e desmatadores do mundo, foi eleito recentemente presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado com apoio dos evangélicos, em contra partida, Feliciano teve apoio dos ruralistas. 
O que está em jogo? Muitos temas relacionados à demarcação de terras de remanescentes de quilombos, reservas indígenas e áreas de preservação ambiental interessam aos ruralistas, que desejam expandir suas propriedades. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vinha rejeitando projetos que mudassem a legislação  sobre essas matérias, o que, de certa forma, protegia o direito dessas populações. 
Agora, com Feliciano, esses projetos ruralistas tendem a passar e com o controle da Comissão de Meio Ambiente do Senado abri-se caminho para os projetos privados. 
Em troca de passar as pautas ruralista os evangélicos garantem que qualquer projeto das causas gays, transexuais, dos movimentos de caráter étnicos sejam bloqueados. O que impede que se avance nos direitos dos negros, de homossexuais e em temas que envolvam aborto, prostituição e afins. 
Se perde dos dois lados, se coloca em risco direitos fundamentais de minorias, se relativiza garantia constitucional da propriedade de povos citados, se fortalece o obscurantismo conservador e se fomenta o preconceito e a impunidade no principal lugar de representação política do país. 
Por isso era preferível excluir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da  Câmara Federal do que eleger o pastor Feliciano para sua presidência. 
Já no primeiro dia o pastor mudou toda a pauta da reunião da comissão, de todos projetos da nova pauta, metade são de sua própria autoria. 
Esse é o tamanho do problema gente, por isso a mobilização é grande, por isso é importante compreendermos o que ta acontecendo no nosso país. Diretos Humanos e Meio Ambiente não poderiam ser negociáveis, os partidos que compõe o governos federal não poderiam permitir o que está ocorrendo. Como se portou os deputados do seu estado e do partido que você votou?
Sem entender o que está em jogo não seremos capazes de encontrar alternativas para os problemas que estamos enfrentando. 

Gregório Grisa

Nenhum comentário: