sexta-feira, março 01, 2013

Confirmação do eu

Talvez seja verdade que não existimos de fato até que haja alguém para nos ver existindo, não conseguimos propriamente falar até que haja alguém que possa compreender o que estamos dizendo, em essência, não estamos completamente vivos até sermos amados. 
O que significa dizer que o homem é um animal social? Apenas que os humanos necessitam um do outro para se definirem e alcançarem a autoconsciência, de uma forma que moluscos e vermes não conseguem. Não podemos chegar a ter um sensação adequada de nós mesmo se não houver outros ao redor para nos mostrar o que somos. "Um homem pode adquirir qualquer coisa na solidão, menos um caráter", escreveu Stendhal, sugerindo que o caráter tem sua gênese nas reações dos outros às nossas palavras e ações. Nossas identidades fluidas e exigem os contornos proporcionados pelos outros. Para nos sentirmos inteiros, necessitamos da proximidade de pessoas que nos conheçam tão bem quanto nós mesmo, às vezes melhor.
Sem o amor, perdemos a capacidade de possuir uma identidade própria; com o amor, existe uma constante confirmação do eu.

Allan de Botton in Ensaios de Amor pg 107 e 108. Ed L&PM POCKET.

Nenhum comentário: