segunda-feira, janeiro 17, 2011

Fim de semestre

Reprovei em uma das disciplinas que mais gostava, achei ter feito todos os trabalhos de modo correto e fui ver na internet o meu conceito e avistei um “D”. Mandei um email para o professor a mais de duas semanas e não recebi retorno. Aquilo estava me corroendo, rememorei todas as avaliações e lembro-me de três, duas em dupla e uma individual.

Com essa pulga atrás da orelha, fui procurar meu colega com quem fiz os trabalhos para saber como ele havia se saído. Liguei para sua casa, atendeu uma moça com voz de quem não pronunciava uma palavra há horas. Perguntei se o Souza estava e a resposta em tom cansado foi a seguinte:

- se esse cara do meu lado se chama Souza e se essa é a casa dele ele está.

Avisei que estava indo lá e para que ele me esperasse. A casa era longe, mas eu queria sair mesmo e aproveitei a necessidade.

Durante o tempo que estava no ônibus lembrei que havia feito praticamente sozinho os dois trabalhos da disciplina e que Souza só iria diagramar e entregar, não tinha o que dar errado. Cheguei ao meu destino, apertei a campanhinha uma menina baixinha abriu a porta e falou:

- oi, tchau! O cara ta deitado.

A casa estava um tanto desorganizada para não dizer completamente bagunçada. Com certo sacrifício acordei Souza e o deixei a par de toda a situação, ele ainda não tinha visto sua nota, mas me adiantara que já havia reprovado três vezes nessa cadeira. Sobre os trabalhos que eu tinha feito e ele havia ficado de entregar ele me respondeu:

- Alfredão, um dos trabalhos eu tenho certeza que entreguei para a professora e o outro não to lembrado mesmo.

Peguei a mochila dele que estava ao meu alcance e é lógico, encontrei um dos trabalhos do mesmo jeito que eu tinha enviado. Mostrei a ele que um trabalho estava ali e perguntei como que ele havia entregado o outro para uma “professora” se o responsável pela disciplina era um homem?

Souza me olhou, mesmo tentando não conseguiu arregalar os olhos de tão inchado que seu rosto estava, e ao ficar cabisbaixo externou: putz! Minha visita ao Souza serviu para eu entender porque reprovara naquela boa disciplina e também me mostrou que nem sempre estamos ajudando os outros quando pensamos fazê-lo.

3 comentários:

Unknown disse...

estive lendo um pouco em seu blog!! Abraços Ademar!!

Anna Luiza disse...

Que saudade que eu tava do Alfredo!

Bel disse...

adorei....
impossível ler e não ir construindo a cena!!!!!

bjo bjo bjo