terça-feira, setembro 01, 2009

Senado em xeque

Por Tatiana Merlino

O Senado é necessário? Quais são as origens da crise da chamada Câmara Alta do legislativo? A Caros Amigos ouviu a opinião de oito personalidades para saber o que elas pensam sobre o tema que ganhou as páginas dos jornais nos últimos meses. Acompanhe, a partir de hoje, 01, a primeira entrevista do especial Senado em Xeque, com o dirigente nacional do MST, João Pedro Stedile. Na quinta-feira, 03, conheça a posição do ex ministro da Casa Civil, José Dirceu, Na sequência, Renato Rabelo, Valter Pomar, Waldemar Rossi, Marco Aurélio Garcia, Francisco de Oliveira, Wanderley Guilherme dos Santos.

Caros Amigos - Quais as origens da crise no Senado?

João Pedro Stedile - As origens da crise estão no sistema arcaico e nada democrático das eleições no Brasil. As oligarquias seguem controlando todo eleitorado, em especial os mais pobres. Eles têm o dinheiro repassado pelas empreiteiras e bancos (que depois vão pedir o troco). Eles controlam todos meios de comunicação. O Sarney é apenas a cara mais nua e antiga da classe dominante brasileira, e de como ela está acostumada a atuar na institucionalidade. No poder Judiciário é ainda pior. E no banco central, só Deus sabe como os bancos influenciam e manipulam a taxa de câmbio, de juros e da inflação.. Sua presença no Senado é uma aula didática, diária, de como no Brasil os ricos usam a coisa pública apenas em benefício de sua classe e de sua turma. Fica Sarney! Você é tão didático.

Caros Amigos - Por que o Sarney não serve mais para setores da direita que hoje fazem campanha por sua saída?

João Pedro Stedile - Primeiro, porque já passou dos limites. E segundo porque as elites tucanas paulistas querem inviabilizar a aliança esdrúxula entre o PT (Dilma) e o PMDB. O ataque teve mais contradições do que benefícios para a direita. Espero que o PT e o governo se dê conta de que não precisa se rebaixar tanto para eleger a Dilma.

Caros Amigos - Por que o PT e o próprio presidente Lula defenderam o Sarney?

João Pedro Stedile - Pela mesma lógica pragmática anterior. A prioridade número um é eleger Dilma, e eles fazem o cálculo de que precisam da aliança com PMDB. Mas cá entre nós, eles poderiam escolher uma ala melhor da federação peemedebista. E por conta disso, taparam o nariz, os olhos.. E em alguns Estados, a justificativa para apoiar candidatos a governador do PMDB é na mesma base, ou pior. Como exemplo, o que aconteceu no Maranhão. Apoiáram o golpe que o Sarney deu no Jackson Lago para depô-lo no tapetão e repor sua filhota, agora no PMDB, e em troca ganharam duas secretarias estaduais da Roseana. Francamente, diria Brizola.

Caros Amigos - O sistema de representação precisa ser alterado?

João Pedro Stedile - É preciso uma grande reforma política no Brasil para simplesmente termos uma democracia burguesa razoável. Como diria Raimundo Faoro, como fez falta uma revolução francesa, burguesa por aqui. Brincadeiras à parte, o INESC e a CNBB estão coordenando e coletando dezenas de propostas de entidades e movimentos sociais, e já apresentaram uma proposta do que seria uma reforma política necessária e urgente.

Caros Amigos - Há setores da sociedade que defendem a extinção do Senado, o que acha disso?

João Pedro Stedile- Me somo a esses setores. Poderíamos ter um regime político bem mais democrático, ampliando a representatividade popular da Câmara dos Deputados, elegendo de fato o número de deputados pelo número de eleitores, e não como agora, onde os votos da região norte valem 20 vezes mais do que um voto de São Paulo. E acabar com Senado. As questões relativas à federação, aos direitos federativos do Estado poderiam ser resolvidas no âmbito de um conselho da república, com peso igual por estado, convocado especificamente para esses temas quando necessário. No mínimo, os dois bilhões de reais que o Senado gasta de dinheiro público são uma afronta a uma sociedade tão desigual como a nossa.

Fonte: Caros amigos

2 comentários:

Anna Luiza disse...

Meu amor, onde que tu leu, se a minha revista ta comigo...?
Tu lê a Caros Amigos na internet??
Não te acredito!
Tu sabia que ontem era uma data especialzinha pra nós e a gente esqueceu? :P
A gente comemora quinta, tá?
Te amo!
Muitos beijos

P.S: Quanto mais de vejo, mais saudade me da, sabia?

Unknown disse...

:)