quarta-feira, setembro 13, 2006

Amor e carinho

Amor e carinho

Será que sabemos o que significa a palavra amor? Será que não confundimos o amor com outras coisas, como carinho, por exemplo? Para saber essas respostas, temos que pensar um pouco sobre o que entendemos sobre amor e carinho. No nosso dia a dia, não paramos muito para pensar sobre essas questões, até por pensar que entendemos tudo sobre amor, já que ele está em tudo, nas músicas que gostamos, na televisão a que assistimos, nos livros que lemos e por aí vai.
Na vida nos relacionamos com várias pessoas, animais, objetos e temos um modo específico de demonstrar nosso afeto para com tudo isso: o carinho, que é uma carícia, um afago, principalmente, tátil, mas também pode ser entendido como um querer bem, admirar alguém ou algo. A grande questão do carinho é que ele pode ser sincero ou não, ou seja, muitas vezes pode estar envolvido por interesses (no sentido pejorativo da palavra interesse), que transformam um eventual carinho em assistencialismo, clientelismo, falsas generosidades, entre outros. O carinho como conhecemos, o abraço, o beijo, são muito importantes, quando sinceros.
Já o amor tem uma dimensão tão mais ampla que, provavelmente, vou me estender mais. Amor não se trata só da relação que se estabelece entre um homem e uma mulher, ou entre um menino e uma menina, como costumamos ver nos romances. Amar envolve muito mais atores, outros espaços, outras relações. Nós amamos nossa família, nossos amigos, nosso animal de estimação, nossa casa, nosso colégio, um esporte, uma cor, um cheiro, uma música, enfim, tudo. Sabendo disso, já dá para perceber que há tipos de amor, porque depende do que se está amando.
Sabendo que o amor tem vários significados, podemos dizer que a grande diferença entre carinho e amor é que o carinho pode ser fingido ou desonesto, já o amor não, pois se ele não for sincero já não será mais amor. Enfim, amar de verdade é ter compromisso conosco, com os outros e com a natureza, é lutar por uma vida melhor, é procurar entender por que as coisas estão tão injustas no nosso mundo, porque uns podem viver a vida amorosamente, com dignidade, e tantos outros não?
Tomara que esse texto possa ajudar a pensarmos e mudarmos juntos, pois para amar realmente, temos que mudar a nós mesmos e a nossa realidade.

“Seja a mudança que você quer para o mundo” (Mahatma Gandhi)
“Amar é mudar a alma de endereço” (Mário Quintana)

Nenhum comentário: